O que é a ISO 7101 e por que ela é essencial para a Gestão da Saúde?

Publicado em 23/09/2025

| Por Vanzolini

Como forma de garantir a segurança, eficácia e experiência dos pacientes, a união da inovação com as diretrizes da ISO 7101 surge como uma ferramenta poderosa e fundamental para hospitais, clínicas e laboratórios.
A qualidade e a segurança são fatores decisivos nos serviços de saúde e a busca pela melhoria contínua deve ser um imperativo. O cuidado com a vida humana requer minúcias que só podem ser alcançadas com muita responsabilidade e critérios rigorosos.
Alinhada aos princípios da Organização Mundial da Saúde (OMS), a norma internacional ISO 7101 fornece diretrizes sólidas para uma gestão eficiente em organizações de saúde, fomentando uma cultura de inovação e centrada no paciente, além de promover experiências mais humanizadas e seguras.
Para saber mais sobre o que é a ISO 7101 e como ela é essencial na Gestão da Qualidade na Saúde, siga com a leitura!

ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001: trio que reduz riscos e amplia oportunidades

O Que é a ISO 7101 e Qual Seu Papel na Gestão da Qualidade?

A ISO 7101 é uma norma internacional, elaborada pela Organização Internacional de Normalização (ISO), assim como as já conhecidas ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) e ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), porém criada especificamente para atender às necessidades de gestão da qualidade no setor de saúde.

Essa nova norma está alinhada aos princípios da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece diretrizes robustas para a melhoria contínua dos serviços, processos e resultados em organizações de saúde.

Publicada em 3 de outubro de 2023, foi a primeira norma internacional de consenso voltada para a gestão da qualidade em organizações de saúde, com requisitos para uma abordagem sistemática que visa desenvolver sistemas de saúde sustentáveis e de alta qualidade.

Dessa maneira, sua implementação permite que instituições de saúde – hospitais, clínicas e laboratórios – adotem uma cultura de qualidade centrada no paciente, promovendo uma experiência de cuidado mais humana e segura.

Além disso, a ISO 7101 garante processos bem definidos e controlados para minimizar riscos, aumentar a eficiência operacional por meio da gestão eficaz de recursos e reduzir desperdícios.

Principais Objetivos da ISO 7101:

- Cultura de Qualidade: Criar uma cultura de qualidade, começando com uma alta gerência forte.
- Cuidados Centrados nas Pessoas: Adotar um sistema de saúde baseado em respeito, compaixão, coprodução, equidade e dignidade.
- Gestão de Riscos: Identificar e abordar riscos.
- Segurança e Bem-Estar: Garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes e da força de trabalho.
- Controle de Processos: Controlar a prestação de serviços por meio de processos e informações documentados.
- Avaliação de Desempenho: Monitorar e avaliar o desempenho clínico e não clínico.
- Melhoria Contínua: Melhorar continuamente seus processos e resultados.

Benefícios da ISO 7101 para a Gestão Hospitalar e sua Contribuição para os ODS da ONU

Ao implementar a ISO 7101, as instituições de saúde ganham em mais eficiência, segurança e satisfação do paciente.

Veja como:

- Cultura de Qualidade e Inovação: Estimula um ambiente propício à inovação e melhorias constantes.
- Abordagem Centrada nas Pessoas: Promove soluções voltadas às reais necessidades dos pacientes.
- Gestão de Riscos: Minimiza impactos negativos e garante segurança nos processos.
- Adaptação Tecnológica: Incentiva a adoção de novas tecnologias e processos inovadores.
- Melhoria Contínua: Envolve profissionais da saúde na busca por soluções inteligentes.
- Aplicabilidade Global: Pode ser aplicada em organizações de qualquer porte e localização.

A norma reforça o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 3.8, além de contribuir para outros ODS como trabalho decente, inovação, redução das desigualdades e comunidades sustentáveis.

Gestão Hospitalar e a Cultura da Qualidade

Incorporar a cultura da qualidade nas instituições de saúde pode ser desafiador. Estudos mostram que sistemas com baixa qualidade possuem liderança fragmentada e cultura organizacional deficiente.

Cerca de 53% das despesas hospitalares no Brasil são desperdícios evitáveis, segundo a plataforma Valor Saúde Brasil. A ISO 7101 pode ajudar a engajar lideranças e colaboradores na construção de uma cultura organizacional sólida.

Implementação da ISO 7101 e a Inovação na Saúde

A norma atua como catalisador para a inovação, promovendo dinamismo e otimização dos processos. Inovação também envolve pensamento moderno e centrado no paciente.

Ao estabelecer uma cultura de melhoria contínua e foco no paciente, a ISO 7101 incentiva soluções criativas e eficazes para os desafios do setor.

A implementação da ISO 7101 permite uma abordagem sistemática para a gestão da qualidade, promovendo inovação, melhoria contínua e envolvimento das pessoas nos processos.

Saiba mais sobre a certificação ISO 7101: Clique aqui